Sobre o Layo Bulhão

Layo Bulhão

Artista. Graduado em Educação Artística na UFMA. É um ser humano-vivo que participa do Coletivo Invisível da Residência 05. Iniciou sua pesquisa em arte participando de residência artística e trabalhos de Teatro Psicofisico, Dança Pessoal e Dramaturgia com Urias de Oliveira e Erivelto Viana. Realizou treinamento de Teatro da Crueldade de Antonin Artaud com Mauricio Abud no Teatro Arthur Azevedo, ao mesmo tempo em que tivera aulas de Balet no Olinda Saul. Integrou o BemDito Coletivo de 2010 a 2015 onde pesquisou com diversos artistas hibridismo da arte, Dança contemporânea e Videodança. Em 2010 foi eleito Coordenador Regional de Ensino Pesquisa e Extensão dos Estudantes de Artes (nordeste) no Enearte (MG), onde participou de oficinas de Videodança. Participou de residência artísticas em Dança Contemporânea com Marcelo Evelin no Nucleo do Dirceu, Teresina – PI, com Gabriela Maiorino em Amsterdam – HO apresentado no Festival Brasil Amsterdam e outras duas com Ricardo Marinelli/PR e Thelma Bonavita/SP. Foi contemplado em 2013 com o prêmio Rumos Dança para criadores 2013-2014. Realizou a Instalação sensorial para cegos Tal Qual a Cor (2014) na Galeria do Sesc, Instalação Imagens descartáveis: ou um diálogo com o erro (2015) na Galeria do Sesc, Superfície (2016). Participou de residências artísticas dentro e fora do país com Marcelo Evelin/PI, Ricardo Marinelli/PR, Gabriela Maiorino/HOL, Tadash Endo/JAP e Thelma Bonavita/SP. Em seus últimos trabalhos – Superfície e Cazumba Habitações, ambos utilizando-se de máscaras, busca através do corpo evidenciar situações políticas emergentes, aspectos antropológicos atuais e ancestrais míticos. Atualmente tem buscado uma integração entre a prática do cotidiano com ações de aarte, leitura e politica

Premiações. Festival Maranhão de Teatro (2002) ganhou melhor montagem e menção Honrosa por interpretação; ONG Faça Parte/Unicef (2003), Selo Escola Solidária pelo Projeto Clube de Leitura “Alexandria”; FEJAC (2004), 1º Lugar em Dança contemporânea e 2º Lugar em Desenho Artístico; Festival Maranhense de Poesia ganhou menção Honrosa por interpretação; Mostra Maranhense de Arte Efêmera (2004), menção Honrosa por Performance; Mostra de Maranhense de Miniatura (2005) recebeu uma menção Honrosa pelo conjunto da obra.

Outras oficinas e cursos. Corpo Expressão e Movimento I e II – Urias de Oliveira (MA); Teatro BUFFON “loucura, zoodança e poesia” – Diego Gamarra e Lis Nobre (ARG), “Contando histórias” – Cia Teatro Di Stravaganza (RS), O Jogo d o Ator na Construção da Cena – Claudiana Cutrim (SP); “Oficina de Dança” – SOCIART (MA); Adereçaria Teatral do espetáculo – iaô “Caminho dos mistérios” – Urias de Oliveira (MA); “A produção Criativa do Ator” – Luis Carlos Vasconcelos (RJ); “Oficina de Clown” – Adelvane Néia (SP); “A Mascara na Energia do Ator” – Grupo Teatral Moitará (RJ); “Oficina de Clown” – Adelvane Néia (SP); e “o Corpo Falando – o Ator” – Guido Campos (RJ); “Cascatas Acrobática” com Cléber do Circo Piolin; Oficina de criação e produção Videodança de Bolso – Enearte (MG); Oficina Butoh – MA com Tadashi Endo (JAPÃO); Ferramentas da Criação em erivelto vianaDança Contemporânea – Thelma Bonavita e Chistian Duarte (RJ); Oficina “a verdade do palhaço” – Rafael Senna (RJ) Palhaço Muzzarela.

­Participações em Festivais. Festival Nacional de Teatro de Vitória – ES, como ator e diretor do espetáculo “A chegada de Lampião no Inferno”; Conexão Dança Ano II – atuação em “Follow me”; Festival Maranhão de Teatro com a peça “A Chegada de Lampião no Inferno”; Conexão Dança Ano III – atuação em “100 vezes tentei levantar da cama”; Festival Maranhense de Teatro; Mostra Rumos Dança/SP – 2013; Free to Fall/SP – 2013; 7ª Feira do Livro de São Luís; Finalista do 4º Vídeo de Bolso do Maranhão; 9ª Semana Maranhense de Dança, XI Semana do Teatro no Maranhão – Arte Sensorial: “um corpo com plumas no meio da sala”(2015-2016); Encontros de Agosto e X Mostra Sesc Guajajara de Artes”Superfície” (2016); Mostra IP – Vídeo Perfomance: “Velho Cazumba” (2016)

 

Contato: 55 98 987480401 / 991411121 – layobulhao@yahoo.com

3 comentários em “Sobre o Layo Bulhão”

Deixe um comentário