Manual de instruções para insetos

Dia 13.

Assim começa minha história. Eu sou um inseto. Sei disso, pois no meu Feijão tem uma carta de minha mãe com o MII (Manual de Instruções Instintivas).

Meu nome completo é… deixa eu ver aqui…

Filho, tudo bem? Espero que sim.

Seu nome é Acanthoscelides obtectus, conhecido como pelos outros como Caruncho, Gorgulho e eu te chamo de Gorgú 360.

Nossa família vem de Portugal, mas hoje habitamos o Brasil. Nos chamam de pragas e chegamos aqui a uns 528 anos humanos ocidentais.

O Manual de Instruções Instintivas diz:

  1. Atualmente você é uma larva. Irá se transformar em besouro, mas antes encha o bucho de feijão e fique quietinho até que seu corpo de transforme em um casulo.
  1. Siga as instruções na hora que virar besouro.
  2. Espere o casulo ficar com rachaduras para poder sair.
  3. Caso veja as rachaduras comece a dar cabeçadas para facilitar o processo.
  4. Depois, se estiver com fome pode comer seu casulo e o feijão que você esta dentro.
  5. Você possuirá asas e poderá voar.
  6. Em caso de perigo, dê um pulo alto e grite, isso fará você escapar de predadores.
  7. Os humanos são nosso maiores predadores. São seres que nos devoram, mesmo quando ainda estamos no casulo. Mas não fique preocupado. Você é uma larva que está na lavoura.
  8. Somos uma espécia de insetos evoluídos.

Querido Gorgú 360, você tem 12 dias de vida depois que se transformar em besouro, aproveite.

….

O quÊEEEE?! 12 dias?

Não quero virar besouro.

Mas tenho muita fome.

Depois de comer está dando um sono.

Não vou dormir. Não vou dormir. Dormi.

Droga, acordei e já estou no casulo.

Isso está acontecendo muito rápido.

Rachaduras?! Não… não… não…

Tenho asas, que de mais!!

Mas como elas funcionam?

Vou sair desse feijão.

O que é esse negócio branco depois do feijão? Esse deve ser o céu?

Que estranho faz uma zoada. Mamãe não falou algo sobre isso.

Observação no canto da página:

Gorgúzito, caso você veja o céu azul e branco, ainda estarás na lavoura. É um lugar lindo e que fácil encontrará a mata verde para explorar o mundo. Mas lembre-se que tem que encontrar umx parceirx antes de 12 dias. Mas se por outro lado, no momento em que sair do templo sagrado feijoesco, olhar somente branco e esse branco fizer um som estridente, estarás dentro de uma sacola. Clame pelo Mosquito Expedito e fique esperando. Se abrirem a sacola, voe como um louco e saia daí. Meu desejo de mãe é que você seja um Caruncho do Feijão forte e que aproveite muito sua pequena existência.

Carpe diem.

86400 Segundos do Dia 12,

Mamãe Caruncho.

… 7 dias depois.

Ouvi uma barulho. Nada.

… 10 dias depois.

Tem um som e um movimento. Vai Abri. Vai Abrir… voar voar voar… sai.

[Gorgú 60 pousou na parede de um banheiro e observa o ambiente tentando entender aquele outro ambiente. Entra um homem no banheiro e senta na privada. Pega o celular e observa algumas imagens. Chora pensando na atual situação de seu país. Um presidente fascista, racista, homofóbico e com traços nazistas é eleito. Este é momento onde os dois se observam. Os dois pensam ao mesmo tempo, “onde estou?”]

[Os dois seguem suas vidas resistindo.]

Deixe um comentário